Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

SAINT SEIYA - BATALHA DO SANTUÁRIO - E OS "MODOS HISTÓRIA" - REVIEW!

Saint Seiya ou Os Cavaleiros do Zodiaco, meu anime favorito desde os anos 90, hoje vou comentar sobre Batalha do Santuário, um dos melhores jogos baseados na série ou o melhor jogo baseado na série até agora, dezembro de 2014.  
E também resolvi incluir o assunto sobre os modos história que não são bem o que dizem, isso acontece muito nos jogos baseados em anime. 

Vamos a review de mais um jogo baseado em anime que posto no blog, 
porque eu sou otaku também ...

Você fan, que ainda não comprou e está com dúvidas, qual dos dois jogos dos cavaleiros do PS3 vale apena gastar o seu dinheiro, vou dar uma ajuda.
Desculpe se esta review chegou um pouco atrasada, porque este blogueiro que escreve, também estava indeciso entre os jogos Batalha do santuário e Bravos soldados, ainda bem que esperei, e por causa da internet pude conferir e comprar o jogo que me traria mais nostalgia, que foi é claro,
BATALHA DO SANTUÁRIO, vou explicar as muitas razões.



Em Batalha do Santuário os 5 cavaleiros de bronze vão realmente fazer o caminho das 12 casas, não é um jogo de tabuleiro, é um jogo de fases, junto com um jogo de luta, vou repetir uma frase que escrevi na primeira e pequena análise que fiz do jogo no facebook, que resume o jogo: 
você vai viver a jornada das 12 casas \o/! percorrendo as grandes escadarias enfrentando os soldados do santuário antes de chegar em cada um dos cavaleiros de ouro, esse é um ponto que diferencia do outro jogo, usar os poderes apenas nos cavaleiros fortes acaba ficando repetitivo mais rápido, mas lançar os poderes nos soldados normais e fazer eles voarem do cenário é um divertimento por muito mais tempo, principalmente quando vem um grande grupo na sua direção e você dispara os poderes especias e vários são acertados ao mesmo tempo, é um "momento Dinasty warriors do jogo" e não simplesmente um jogo de luta 1 contra 1.
O cenário é bem interativo, as estátuas e os pilares que existem no jogo interagem sendo destruídos com o poder do personagem ou quando um soldado que você deu um golpe é arremessado contra o pilar e quando tudo isso acontece ao mesmo tempo IS AWESOME !!

A experiência de jogar é como se estivesse no anime, você tem até a opção de tirar a sua armadura quando quiser apertando o botão select, apenas o Shun de andrômeda e o Ikki de Fênix tem vantagens quando você tira a armadura o Shun tem mais dois golpes especias: corrente nebulosa e a tempestade nebulosa, que só podem serem feitos sem a armadura, o Ikki tem simplesmente a vantagem de recuperar a armadura na mesma hora >_<, nos outros personagens tirar a armadura tem uma pequena vantagem de carregar a barra de cosmo mais rápido, MAS tem a desvantagem da armadura só retornar na próxima luta se estiver jogando o modo história.
E tem outras coisas no jogo que é fiel ao anime, tem a fase no mundo dos mortos com os mortos tentando pegar o Shiryu durante a passagem pela casa de Câncer, tem até o caminho das rosas antes da sala do grande mestre, o cenário Star hill onde os mestres do santuário vão para ver o futuro também está no game pelo modo história da Marin, SIM, depois de completar a história principal tem mais 5 pequenos modos de história, tem o mais emblemático que é o do Aiolos de Sagitário, depois tem dos personagens:  Aiolia, Shina, Marin e Ikki, estas outras mini histórias, servem para completar mais o modo história principal, o jogo é bem canônico para explicar até para quem não conhece.
É muito legal jogar várias vezes uma maratona da primeira casa até a última, não da vontade de parar de jogar até salvar a Athena, 
Você pode encarar este jogo como um verdadeiro reboot, ( essa linha foi uma alfinetada no filme Lenda do santuário >_< ) porque durante as lutas contra os cavaleiros de ouro, acontecem as principais cenas da série, refeitas, um pouco resumidas, com os personagens em 3D do jogo e por isso você acaba lembrando tudo, então vem os momentos de nostalgia. 
Pelo conjunto da obra ficou muito legal, tanto quanto assistir o anime.

 Enquanto você faz a jornada até as casas dos cavaleiros de ouro o clima do jogo vai passando também, quando você chega na casa de escorpião já começa o Pôr do sol, igual ao anime, também em algumas partes da para ver o relógio de fogo, são partes específicas porque, a câmera do jogo segue o personagem, então só da para avistar o relógio quando você está de frente para ele. 
Esse modo de câmera combinou bem com o jogo, porque você pode ver o personagem por inteiro e em algumas partes da para ficar na perspectiva do inimigo e ver bem de perto como o inimigo está recebendo o golpe especial...
Uma coisa que os produtores fizeram bem, foi diferenciar cada golpe de cada personagem, eu não estou me referindo aos especiais que todo o fan conhece e logicamente são diferentes, eu me refiro aos golpes normais como chutes e socos, cada personagem tem seu estilo e soca  e chuta diferente, isso foi uma coisa que surpreendeu, porque imaginava por exemplo que personagens como o Seiya e Shiryu tivessem um simples chute ou soco igual, mas não, os produtores cuidaram para que cada um fosse bem diferente e o melhor destes pequenos golpes é que podem ficar mais legais de se fazerem se você apertar o botão do sétimo sentido, segurar o botão de queima de cosmo e fizer um chute ou soco, a câmera vai aproximar do personagem mostrando o golpe bem de perto e dependendo da posição vai mostrar a expressão do personagem fazendo o golpe, apertando o botão queima de cosmo junto com os golpes especiais também fica muito melhor.



CONTROLE:

Esse é um bom lembrete para destacar na review, se não gostou do lugar que os comandos dos golpes ficam no seu controle, você pode mudar todos de lugar, e colocar em qualquer outro botão, eu por exemplo mudei os comandos para ficar melhor para mim assim:
L2 - sétimo sentido
R2 - queima de cosmo
DIRECIONAL DE BAIXO - golpe especial 1
DIRECIONAL DE CIMA - golpe especial 2
CÍRCULO - golpe especial 3
LI - bloqueio/esquiva
QUADRADO - ataque normal
TRIÂNGULO - ataque forte
X - saltar




MUSICAS: 
O jogo tem 70 faixas das musicas de fundo sem letra que tocam durante todo o jogo, algumas muito conhecidas e outras foram feitas exclusivamente para o jogo,  apenas a música PEGASUS FANTASY  é uma trilha sonora cantada.




MISSÕES, CO-OP E EVOLUÇÃO DOS PERSONAGENS:
O jogo também tem o modo missão SOLO e CO-OP, mas infelizmente o co-op não é com outros jogadores online, é co-op tradicional com o seu controle 2 do console, apenas é o seu ranking que vai para o modo online. 
No modo missão você pode escolher todos os cavaleiros de ouro, mais a Marin e a Shina, além dos 5 principais cavaleiros de bronze,
É nesse modo missão que está o seu maior desafio a dificuldade DIVINA, só tente vencer os cavaleiros na dificuldade divina  quando estiver com o nível máximo de poder, vida, ataque, defesa, etc... 3 cavaleiros: Shaka de Virgem, Aiolos de Sagitário e Aiolia de Leão, são os mais fortes para fazer isso mais facilmente.
Com isso eu já acabo de explicar o único troféu mais difícil de se conseguir do jogo, os outros a dica é ... apenas jogue e você vai completar tudo.

Tem alguns outros personagens para este jogo:  Radamanthys, Kanon, Sorrento, Dohko, mas eles infelizmente  estão em DLC, estes 4 e a armadura de Odin talvez sejam as Dlcs que mais valem apena comprar 


Uma coisa para ser lembrada, durante a sua jornada para deixar um personagem ou todos com nível máximo em tudo, uma coisa legal é que o nível do personagem  não volta mais para trás e você pode jogar com os personagens evoluídos em todos os modos de jogo, não existe um modo inútil que você volta para o zero no jogo, todas as missões vão te dar pontos de experiencia, que no caso dos cavaleiros são pontos cósmicos, isso é muito bom.




Agora entrando no segundo assunto da review...


Quando eu pensei em comprar o jogo Batalha do Santuário, começaram a fazer o anúncio do novo jogo Bravos Soldados, dizia que iria abranger as 3 sagas: Santuário, Poseidon e Hades, pensei:
-vou comprar o Bravos soldados, porque vai ter as 3 sagas e o jogo Batalha do santuário só tem uma, então vai ser melhor .

Só que não foi, por sorte tenho internet desta vez e pude ver antes, muitos gameplays no youtube, e fui entendendo e me aliviando de não ter comprado, quando vi o que era o "modo história" da saga do santuário no jogo Bravos soldados, da para resumir em uma imagem...
MODO HISTÓRIA EM TEXTO !!?  a mesma parte  no jogo Batalha do Santuário já é bem diferente, é um modo história real...

E essa ainda é só a segunda casa, tem muito mais momentos legais para rever e lembrar quando você jogar Batalha do santuário. 


Mas eu continuei assistindo o gameplay do jogo Bravos soldados no youtube, pensando que só a saga do santuário seria  em texto, para não ficar repetido com o primeiro jogo e o modo história iria começar mesmo na saga de Poseidon, ENTÃO ...
  Era a mesma coisa :(  eu ainda estava acreditando que pelo menos teria a cena do pilar se destruindo, mas a preguiça dos desenvolvedores foi tanta que a imagem a seguir é a onde acontece o "desmoronamento do pilar", veja a imagem e imagine ela tremendo para os lados, isso é a cena do pilar caindo neste jogo :( 


Mas ainda não tinha desistido e achei que a última saga de Hades, teria um modo história real, por ser a mais recente, só que foi a mesma coisa, MODO HISTÓRIA EM TEXTO.
Bravos Soldados é um jogo com quase todos os personagens e com um modo história que deveria ser mais específico nos trailers que era para ler, para não enganar o fan que achava que a sequencia seria tudo aquilo que ele viu no primeiro com mais duas temporadas.
Nos video games não deveria ter isso, porque um modo história dos cavaleiros com figuras paradas e um texto já existe, se chama Mangá...


Mas eu já fui  enganado, uma vez com outro jogo de anime, porque eu não tinha internet nos tempos de PS2 quando comprei esse ...
Era para ser  a sequência melhor que o Budokai 1, eu tinha feito até uma pequena review quando comecei a ter internet em 2012 do Budokai 1, aqui está o link: http://cpgnpr.blogspot.com.br/2012/08/dragon-ball-z-budokai-review.html 
Eu também pensei que depois do primeiro Budokai que tinha um modo história bem legal, com as cenas do anime refeitas em video game e contou bem resumidamente a saga dos sayajins até o final do Cell, teria o modo história com as cenas principais refeitas da saga do Majin boo também, MAS o Budokai 2 é só um jogo com um monte de lutadores e você movia os personagens como peças de tabuleiro, era um BOARD HISTORY MODE  :(   mas eu consegui vender o jogo depois >_<. 
Acho que o Budokai 2 não foi bem aceito, não só por mim, mas ele até ficou de fora da versão HD collection, porque os outros dois jogos tinham mais conteúdo além das lutas.






VOLTANDO PARA OS CAVALEIROS...
Eles poderiam muito bem ter adicionado os lutadores e os seus cenários como Dlc para o Batalha do santuário, se não for para fazer um jogo melhor, então nestes casos sou a favor da Dlc e acrescentar o conteúdo do jogo Bravos Soldados no primeiro jogo seria possível, você que tem o jogo Batalha do santuário em mídia física, já viu qual é o tamanho de espaço no HD que você tem que deixar ? 
Para quem não tem o jogo eu digo: o Batalha do Santuário APENAS OCUPA 6MB DO SEU HD INTERNO, o jogo parece grande, mas precisa de pouco espaço, então muitas coisas poderiam ser acrescentadas, como o jogo todo do Bravos Soldados.






RECEITA PARA UM JOGO FUTURO, CONTINUAR E SER MELHOR QUE  BATALHA DO SANTUÁRIO:
A receita seria seguir os passos do primeiro jogo, começando por ASGARD e os guerreiros deuses, imagine o começo mostrando a Athena indo até a beira de um penhasco e usando o cosmo para impedir que as geleiras se derretam, então começa a sua jornada por Asgard correndo pela neve para encontrar e derrotar os guerreiros deuses, enquanto isso você vai enfrentando os soldados de Asgard e durante cada luta com os guerreiros deuses teria uma cena principal refeita do passado de cada guerreiro deus, também teria  a batalha na caverna do Hagen, você chegando na floresta de Ametista, etc.. no final vestindo a armadura de Odin.

Na saga Poseidon o mesmo esquema, poder andar no mundo submarino até os pilares, só que no final de cada luta, você mesmo teria que destruir o pilar com um das armas de Libra, vendo o pilar ser destruído e a água caindo aos poucos como chuva, como no anime. 


Na  saga de Hades começaríamos controlando Saga, Shura e Kamus, depois o Shion com o objetivo de matar a Athena, caminhando pelas casas assim como no anime e ter as cenas principais refeitas, principalmente a cena  da Exclamação de Athena.
A saga do inferno e dos Elíseos tinha que estar incluídas, para que possamos controlar mais uma vez os cavaleiros de bronze.



ATÉ A PRÓXIMA REVIEW OU PREVIEW!



















   










Nenhum comentário:

Postar um comentário